sábado, 5 de junho de 2010

Artigo escrito pela Sra Clisnéia Freitas

Canto (Coral)

O Canto Coral existe há mais ou menos três anos e tenta trazer algumas músicas da MPB (Música Popular Brasileira), essas músicas já estão quase perdidas e esquecidas na era de hoje. É através da música que aprendemos a trabalhar com a voz e também até mesmo nos comunicar melhor, ou seja, falar com articulação e com a respiração.
O Canto Coral dividiu-se em quatro vozes: soprano, contralto, tenor e baixo. No momento o nosso coral tem um número de mulheres maior que de homens.
O Soprano e o Contralto são as vozes femininas que defini-se: Soprano - é aquela voz que alcança as notas mais altas; e o Contralto – é aquela voz que tem som mais grave (a nota, ou seja, o som é mais baixo). A questão dos homens é que aparece três a quatro homens para vinte mulheres. Como o número de homens é muito pequeno nossa regente coloca eles para cantar com as vozes femininas, ou seja, mista. O coro se compõe de pessoas com a idade entre 35 anos até a melhor idade 70, etc.
Eu particularmente tenho aprendido muito com esse grupo, até mesmo tenho esquecido os problemas que tenho no dia a dia em minha casa, isso tem sido uma terapia.
E gostaria de pedir que as pessoas de melhor poder aquisitivo, que tem condições de patrocinar essa parte da cultura que não deixe de ajudar, pois se não houver um incentivo ele vai acabar, pois ouvi uma conversa que o nosso canto coral vai terminar o contrato de todos os que trabalham na cultura, será em julho e não queremos que acabe.
A música é muito boa para nós e até mesmo nos ajuda a ensinar a valorizar o que há de bom.
Estamos nesta luta e queremos apoio de todos para continuarmos a transmitir em outros lugares, nos hospitais, escolas, praças e até mesmo em outros lugares do interior do Amazonas.
Obrigada por esse espaço que tive para expor.

Clisnéia Freitas da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário