sábado, 5 de junho de 2010


No dia 04 de junho de 2010, às 15:00 horas começamos a reunião de grupo na casa da acadêmica Bruna Thaís a qual colocamos tudo encaminhado para uma boa apresentação, sentimos dificuldade na elaboração do boletim por não termos um programa adequado para execução do mesmo. As etapas de elaboração e anexos do trabalho já estão prontas, restando somente o produto final. O término da reunião foi às 19h30min.

Anexos

No dia 03 de junho de 2010, às 10:00 horas, as alunas Bruna Thaís e Thaís Gama reuniram-se na casa da orientanda Bruna para digitar os materiais que serviriam para o anexo do trabalho. Seria necessária a presença de todo o grupo, mas não foi possível. Agilizamos a parte que nos coube, de produção do logotipo do boletim, o trabalho escrito, atualizamos o blog e fizemos a seqüência para as apresentações. Findamos esta reunião às 22:00 horas.

Assembléia


No dia 02 de junho de 2010, às 15h, as orientandas Bruna Thaís, Kezzia Nídia, Nefa Costa e Thaís Gama compareceram até o espaço cedido para nosso projeto e começamos a fazer as finalizações ainda pendentes, como a foto da Dona Clisnéia, a qual não compareceu a aula anterior, demos o endereço do Blog para os alunos acessarem caso tenham alguma dúvida. Com os alunos de teatro fizemos o vídeo que eles tanto queriam, como o nome do grupo de teatro é “ALOUKA, haha” fizeram uma homenagem a cantora famosa Lady Gaga. Os alunos Melque Silva, Ronaldo Filho e Matheus Martins representaram a turma toda fazendo um vídeo da música “Bad Romance”.
Como a maior parte já estava concluída, tomamos partida para terminarmos as pendências do blog e da parte gráfica do boletim informativo. Findamos nosso encontro às 17h:30min.

Ritos finais



No dia 31 de maio de 2010, às 14h30min, os alunos Fabíola Lima, Jacyara Muller, José Marcelino, Manoel Neto e Thaís Gama adentraram o Centro de Convivência da Família, a espera do horário da aula decisiva, as quais montariam todas as matérias que comporiam o boletim. Na hora prevista da aula, os orientados presentes pegaram o restante dos materiais coletados e fizeram os ajustes finais para a produção do informativo. As dúvidas que ainda restariam por parte dos comunitários seriam retiradas e tudo seria resolvido neste dia.
Este dia todos os ajustes que puderam ser modificados e/ou acertados, foram feitos, pois como não disponibilizamos de acesso aos computadores para que a oficina prática de diagramação fosse realizada, coube n aós orientados fazer esta parte da montagem do boletim juntamente com os alunos. Nesta importante aula, houve uma assembléia entre orientados e comunitários para escolher a freqüência com a qual o boletim seria distribuído, os comunitários escolheram ser mensal. Quando estava tudo entre os conformes e chegou ao final da aula às 17:00 horas, concluímos tudo e nós despedimos dos alunos até apresentar o material completo.
A aluna Bruna Thaís não compareceu por estar digitando o material já coletado em outras oficinas.

Artigo escrito pela Sra Maria Neide

Tema: Desejo do Sucesso

Quem pode vencer na arte?

Na arte pode vencer quem se dedica ou quem é nato de berço. Porque através dos esforços é que podemos colher frutos bons.
Quando nos dedicamos com afinco, o sucesso é conseqüência natural. Mais quando nos dedicamos apenas satisfazemos o nosso prazer.
Onde o desejo de vitória está acima de todos os obstáculos, o sucesso será grandioso porque somente aqueles que desejam vencer e vencer podem gozar do sucesso.
Como já vimos, para vencer em qualquer ramo da arte ou da vida é necessário se dedicar com o esforço e qualidade.


Maria Neide Shimukaua

Artigo escrito pela Sra Clisnéia Freitas

Canto (Coral)

O Canto Coral existe há mais ou menos três anos e tenta trazer algumas músicas da MPB (Música Popular Brasileira), essas músicas já estão quase perdidas e esquecidas na era de hoje. É através da música que aprendemos a trabalhar com a voz e também até mesmo nos comunicar melhor, ou seja, falar com articulação e com a respiração.
O Canto Coral dividiu-se em quatro vozes: soprano, contralto, tenor e baixo. No momento o nosso coral tem um número de mulheres maior que de homens.
O Soprano e o Contralto são as vozes femininas que defini-se: Soprano - é aquela voz que alcança as notas mais altas; e o Contralto – é aquela voz que tem som mais grave (a nota, ou seja, o som é mais baixo). A questão dos homens é que aparece três a quatro homens para vinte mulheres. Como o número de homens é muito pequeno nossa regente coloca eles para cantar com as vozes femininas, ou seja, mista. O coro se compõe de pessoas com a idade entre 35 anos até a melhor idade 70, etc.
Eu particularmente tenho aprendido muito com esse grupo, até mesmo tenho esquecido os problemas que tenho no dia a dia em minha casa, isso tem sido uma terapia.
E gostaria de pedir que as pessoas de melhor poder aquisitivo, que tem condições de patrocinar essa parte da cultura que não deixe de ajudar, pois se não houver um incentivo ele vai acabar, pois ouvi uma conversa que o nosso canto coral vai terminar o contrato de todos os que trabalham na cultura, será em julho e não queremos que acabe.
A música é muito boa para nós e até mesmo nos ajuda a ensinar a valorizar o que há de bom.
Estamos nesta luta e queremos apoio de todos para continuarmos a transmitir em outros lugares, nos hospitais, escolas, praças e até mesmo em outros lugares do interior do Amazonas.
Obrigada por esse espaço que tive para expor.

Clisnéia Freitas da Silva

Comentário da Sra Raimunda Caldeira


O Meu Coral

Eu agradeço a Deus por este maravilhoso lugar, onde passei a conhecer mas um pedacinho que estava faltando em mim, a música.
O Coral dos meus sonhos, onde eu tenho uma excelente professora, a qual tem uma paciência de ouro para nos ensinar às letras de cada som musical de cada escala. Um diretor, o qual nos valoriza cada vez mais com extremo orgulho da arte de ensinar.
Até quando eu passei a freqüentar aqui, eu me sentir realizada em um dos meus sonhos. Muito obrigada por está oportunidade pela qual eu quero desenvolver cada vez mais este talento que está dentro de mim.

Obrigada

Raimunda Caldeira

Obs: Esse conteúdo foi baseado num pequeno contexto de comentário.

Oficina de Artigo e Resenha


No dia 24 de maio de 2010, as 14:00 horas, as alunas Bruna Thaís Greco, Fabíola Lima, Nefa Costa e Thaís Gama, chegamos ao Centro de Convivência da Família, onde ficamos debatendo sobre as oficinas finais que seriam realizadas no dia. As 16:00 horas iniciamos a aula com os temas artigo e resenha.
A oficina foi ministrada pela aluna Nefa com as orientações dos demais presentes. Foram distribuídas apostilas munidas do conteúdo exposto na apresentação. Os alunos aparentavam bastante interesse, e mostravam que estavam ansiosos para colocar em prática o que acabavam de aprender. A turma de aproximadamente 30 alunos foi dividida em duas partes, para que os mesmos realizassem dois modelos de artigos, sendo que um deles será inserido no boletim informativo. Findamos as 17:00 horas.
Concluímos as oficinas programadas, e no próximo encontro montaremos o boletim informativo com a criatividade dos participantes do projeto.

Oficina de Lead com os adolescentes


No dia 19 de maio de 2010, as 15:00 horas, as alunas Bruna Thaís Greco, Fabíola Lima, Kezzia Nídia, Nefa Costa e Thaís Gama. Comparecemos até o Centro de Convivência para darmos continuidade na oficina de Lead com a turma de adolescente.
No intervalo para o início da aula, discutimos e concluímos assuntos referentes ao projeto. As 17:00 horas iniciamos a aula com os adolescentes e findamos as 17:30 horas.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Lead realizado pela Sra Kátia Cilene


Me chamo Kátia, tenho 40 anos, moro no bairro Leão de Judá, na Cidade Nova a 12 anos. Eu gosto de costurar e gosto de participar do coral. Costuro nas horas de folga, e nas segundas, quartas e sextas participo do coral Chuva de Prata, no Centro de Convivência da Família na Cidade Nova. Eu trabalho com crianças na congregação do meu bairro e tudo que eu aprendo eu ensino a eles, e incentivo eles a gostarem de música. Cantando Junto com as crianças, no dia dos cultos em que temos oportunidades, com técnicas e disciplinas que aprendo no Centro de Convivência da Família com a professora Cibele.

Lead realizado pela Sra Raimunda Souza


Eu, Raimunda Souza Moraes, estou participando do coral Chuva de Prata coordenado pela professora Cibele, no SEAS que fica localizado no Centro de Convivência da Família da Cidade Nova. Eu não tinha o que fazer e também para conhecer mais colegas novas. Eu chego até ao SEAS de ônibus.

Oficina de Glossário Jornalístico e Gêneros Jornalísticos Informativo "Lead"


No dia 17 de maio de 2010, as 14:00 horas os alunos Bruna Greco, Jackson Salvaterra, Jacyara Muller, Manoel Neto e Thaís Gama. Comparecemos ao Centro de Convivência para realizarmos a primeira oficina de Glossário Jornalístico e Gêneros Jornalísticos Informativos (Lead, tipos de lead e estruturas de lead).
De acordo com o cronograma sugerido com base na disponibilidade das pessoas interessadas no projeto, iniciamos a oficina as 16:00 horas, solicitamos a eles uma apostila com o tema Glossário Jornalístico onde os mesmo puderam conhecer e aprender os códigos e seus significados expostos num jornal impresso. Logo em seguida, continuamos com o tema Lead onde foi explicado o seu significado, como formular um lead através das seis perguntas básicas (3Q+O+P+C= NA), quais os tipos e a estrutura. O lead foi praticado por eles, com um entusiasmo contagiante. Alguns resolveram escrever sobre o curso de coral oferecido pelo Centro de Convivência e outros sobre suas vidas em particular.
A primeira turma do projeto estava composta por 98% de mulheres, com faixa etária entre 20 a 75 anos.
Findamos a oficina as 17:00 horas, pois havia uma turma de adolescente também interessados pela proposta do projeto. Sendo assim, demos continuidade com o mesmo conteúdo das 17:00 horas as 17:30 horas.
Durante a realização inicial do trabalho, observamos que a aluna Natasha Araújo não contribuiu de nenhuma forma, sendo assim, a mesma não pertence mais à equipe.

sábado, 29 de maio de 2010

Comunidade Cidade Nova - Início do projeto


O Projeto Comunitário Esperança do Amanhã começou na Comunidade América do Sul, no bairro Novo Israel. No decorrer do desenvolvimento inicial do projeto encontramos dificuldades para nos alocarmos para a realização do mesmo. Sendo assim, com o consentimento de todos os integrantes do grupo alteramos nosso projeto para o bairro da Cidade Nova.

No dia 12 de maio de 2010, as 14:00 horas iniciamos a realização do Projeto Comunitário Esperança do Amanhã, com os alunos Bruna Greco, Jackson Salvaterra, Jacyara Muller, Natasha Araújo, Nefa Costa e Thaís Gama.
Comparecemos até a comunidade da Cidade Nova I, com o objetivo primordial de adquirirmos informações referentes ao bairro, para que pudéssemos concluir a primeira parte do projeto.
O bairro da Cidade Nova possui 24 núcleos com aproximadamente 300.000 habitantes, tornando-se um dos bairros principais da cidade de Manaus e de maior índice populacional e área habitada. No mesmo podemos observar que há vários restaurantes, bares, cafés, bancos, igrejas, hospitais, lojas e feiras de artes nos finais de semana. O comércio é bastante diversificado, com lojas elegantes e caras, misturadas a outras de perfil mais popular. É um dos maiores bairros comerciais de Manaus e possui uma grande diversidade em seus comércios. É uma área bem estruturada munida de energia, água de poço e serviços públicos generalizados.
Fomos até o Centro de Convivência da família Padre Pedro Vignola, onde conhecemos a coordenadora Tecla, que se interessou e aprovou o nosso projeto nos beneficiando com uma sala para que possamos desenvolvê-lo.
No decorrer do trabalho, percebemos que a aluna Cristiane Lacerda não estava contribuindo de nenhuma forma, sendo assim, a mesma não pertence mais à equipe.

terça-feira, 18 de maio de 2010


Comunicação na Comunidade

Introdução da comunicação na comunidade Cidade Nova

Projeto Esperança do Amanhã




Orientando (s): Bruna Thaís Greco, Cristiane Lacerda, Fabíola Lima, Jacyara Muller, Jackson Salvaterra, José Marcelino, Kézzia Nídia, Manoel Neto, Natasha Araújo, Nefa Costa e Thaís Gama.

Orientador (a): Edilene Mafra


O Projeto Esperança do Amanhã será realizado na Comunidade Cidade Nova, que está localizada na Rua: Gandu com Av. Noel Nutles, N° 119 – Zona Norte. O mesmo tem como objetivo mostrar a importância da comunicação na comunidade, desenvolver uma atividade de comunicação para a interação, com oficinas de boletim informativo e noções básicas em gêneros jornalísticos informativos e opinativos.